Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


A Filosofia da História de Walter Benjamin

Posted: 30 Oct 2012 07:17 AM PDT

Josias José Freire Júnior, Universidade Federal de Goiás

RESUMO

Neste texto esboçaremos algumas idéias acerca das relações entre reflexões sobre a história e sobre a linguagem. A partir do comentário de algumas idéias do filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) pontuaremos a possibilidade de incrementar as reflexões sobre a história a partir da problematização de suas idéias. Por elaborar um conceito de típico de linguagem, como medium produtor, limite e possibilidade do conhecimento, o filósofo articulou tal conceito prenhe de atualizações frente às demandas contemporâneas. Ao apresentarmos o conceito de história de W. Benjamin a partir de suas idéias acerca da linguagem trazemos o tema da linguagem à teoria da história, visando discussões sobre caráter lingüístico, tanto do objeto da história quanto do conhecimento histórico.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Revista Brasileira de História

Posted: 28 Oct 2012 07:37 AM PDT

Sumário
Rev. Bras. Hist. vol.30 no.59 São Paulo jun. 2010

Dossiê: História e historiadores

· Capistrano de Abreu, viajante
· Fazer história, escrever a história: sobre as figurações do historiador no Brasil oitocentista
· O ofício do historiador e os índios: sobre uma querela no Império
· A institucionalização dos estudos Africanos nos Estados Unidos: advento, consolidação e transformações
· A teoria da história como hermenêutica da historiografia: uma interpretação de Do Império à República, de Sérgio Buarque de Holanda
· História do Brasil para o “belo sexo”: apropriações do olhar estrangeiro para leitoras do século XIX
Artigos
· Um rei indesejado: notas sobre a trajetória política de D. Antônio, Prior do Crato
· Novos elementos para a história do Banco do Brasil (1808-1829): crónica de um fracasso anunciado
· A floresta mercantil: exploração madeireira na capitania de Ilhéus no século XVIII
· Subsistemas de comércio costeiros e internalização de interesses na dissolução do Império Colonial português (Santos, 1788-1822)
· Modernizando a repressão: a Usaid e a polícia brasileira

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Biografia: quando o indivíduo encontra a história

Posted: 26 Oct 2012 08:34 AM PDT

Artigo de Mary Del Priore

Resumo
A biografia, uma das primeiras formas de história – depois das dos deuses e de homens célebres –, retém cada vez mais a atenção dos historiadores. Todavia, a moda da biografia histórica é recente. Com efeito, até a metade do século XX, sem ser de todo abandonada, ela era vista como um gênero avelhantado, convencional e ultrapassado por uma geração devotada a abordagens quantitativas e economicistas.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Pierre Bourdieu e a história

Posted: 21 Oct 2012 09:00 AM PDT

Roger Chartier debate com José Sérgio Leite Lopes, em 30 de abril de 2002, a convite do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Patrimônio Cultural Brasileiro

Posted: 18 Oct 2012 05:46 AM PDT

Mário Ferreira de Pragmácio Telles

RESUMO

O presente trabalho tem o escopo de investigar, a partir da ótica dos Direitos Culturais, a relação entre as duas principais normas que formam a base do sistema de proteção ao patrimônio cultural brasileiro: tombamento e registro. Para auxiliar a presente reflexão, será efetuado um estudo de caso concernente às conseqüências jurídico-antropológicas da retirada do setor da geral do estádio Maracanã, a fim de averiguar as principais questões referentes à tutela deste bem cultural pelo Estado. Partindo-se, inicialmente, da hipótese de que inexiste, do ponto de vista teórico, a dicotomia entre patrimônio cultural material e patrimônio cultural imaterial, o presente trabalho investiga, como objetivo geral, de que maneira tombamento e registro podem se (re)articular em prol de uma proteção mais eficaz aos bens culturais alçados à categoria de patrimônio cultural, sugerindo-se, ao final, alternativas à implementação de políticas públicas integradoras para esta seara.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


O Imigrante

Posted: 16 Oct 2012 06:35 AM PDT

“Consideramos como ‘imprensa imigrante’ aquela produzida por um grupo etnicamente diferenciado – oriundo de um processo de imigração –, dirigida para o próprio grupo, em geral (mas não obrigatoriamente) na língua pátria.”
Veja a revista aqui:

Vila Leopoldina é elevada a Cidade

Posted: 16 Oct 2012 02:55 AM PDT

Há 151 anos a Vila Leopoldina era elevada à categoria de Cidade.

Vila Leopoldina é elevada à categoria de cidade.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Ensaio sobre o termo “vulgarização científica” no Brasil do século XIX

Posted: 13 Oct 2012 05:37 AM PDT

MOEMA DE REZENDE VERGARA
RESUMO O presente artigo pretende analisar a história do termo "vulgarização científica". Ao fazer uma reflexão sobre o conceito, também estamos analisando sua prática e quais os processos sociais que o construíram, notadamente a institucionalização da ciência, especificamente no século XIX no Brasil.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Inquisição e sociedade: a formação da rede de familiares do Santo Ofício em Minas Gerais colonial (1711-1808)

Posted: 11 Oct 2012 05:06 AM PDT

Aldair Carlos Rodrigues

RESUMO

Este trabalho investiga o processo de formação da rede de familiares do Santo da capitania de Minas Gerais durante o século XVIII. A análise, com enfoque no aspecto social da familiatura, leva em conta, por um lado, o contexto externo, ou seja, a expedição de cartas de familiares para Minas em comparação com outras áreas sob jurisdição da Inquisição portuguesa; e, por outro, explica o fenômeno a partir do contexto interno. Aqui, buscamos compreender a formação da rede em sua relação com o processo de formação social e econômica da Capitania, destacando a distribuição das familiaturas por comarcas e períodos.


Varia Historia – Inquisição e sociedade: a formação da rede de familiares do Santo Ofício em Minas Gerais colonial (1711-1808)

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Distritos de Paz: Piacatuba e Conceição da Boa Vista

Posted: 10 Oct 2012 02:44 AM PDT

Há 161 anos os Curatos da Piedade e de Conceição da Boa Vista eram elevados a Distrito de Paz, no dia 10 de outubro. Na época, ambos foram anexados ao território de Mar de Espanha mas em 1854 foram transferidos para Leopoldina. O primeiro permanece como distrito, atualmente com o nome de Piacatuba. Já Conceição da Boa Vista ficou subordinado a Leopoldina até 1938, quando passou a compor o território do município de Recreio, na época emancipado de Leopoldina.

Elevação dos Curatos da Piedade e de Conceição da Boa Vista

 

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Liberdade Teórica

Posted: 09 Oct 2012 05:25 AM PDT

Entraves à criação teórica: da sacralização à demonização de autores
Por José d´Assunção Barros
“Construir a “teoria” apropriada para uma pesquisa ou reflexão sobre determinado objeto de estudos é uma tarefa que nos põe diante de incontornáveis dilemas, angustiantes escolhas, de dúvidas que nos paralizam e de certezas que julgamos ter. Que autores escolher, por exemplo, para dialogar teoricamente? Vamos explorar este tema a partir de algumas perguntas. Existem autores incompatíveis uns com os outros? Existem autores sagrados? Existem autores malditos? Existem conceitos acima da crítica, ou conceitos abaixo da crítica? Como agir quando uma teoria flexível se converte em engessada doutrina?”

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Revista Agrícola

Posted: 07 Oct 2012 06:44 AM PDT

Revista Agrícola do Imperial Instituto Fluminense de Agricultura
Pesquisa realizada por Bruno Capilé

Encontro Mensal dos Antigomobilistas de Leopoldina

Posted: 06 Oct 2012 04:25 PM PDT

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


5 de outubro de 1903

Posted: 05 Oct 2012 10:26 AM PDT

Morre em Recreio, Ignacio Ferreira Brito.

Filho de Manoel Ferreira Brito e Maria Josefa da Silva, com seu irmão Francisco Ferreira Neto foi fundador do distrito de Recreio.

Foi proprietário da Fazenda do Recreio, contígua à Fazenda das Laranjeiras, da qual foram desmembrados também os terrenos cedidos à Estrada de Ferro Leopoldina para passagem dos trilhos e construção da Estação.

Em janeiro de 1864 tomou posse como Juiz de Paz de Conceição da Boa Vista. Em abril de 1869, comprou uma casa de morada no largo da Matriz daquele distrito. Nesta casa foram realizados atos eleitorais na década de 1880.

Em 1870 foi qualificado como cidadão elegível do Colégio Eleitoral de Leopoldina. Quatro anos depois foi nomeado Subdelegado em Conceição da Boa Vista.

Em 1885 promoveu o aforamento das terras que foram ocupadas pelos primeiros moradores do então Arraial Novo, mais tarde o distrito de Recreio.

Casou-se com Mariana Ozória de Almeida, filha de Joaquim Cezário de Almeida e Luciana Esméria de Almeida. Foram seus filhos Altiva, Ana, Honória, José Augusto, Marcos, Maria Venância, Tereza Flauzina, Constança Egídia e Querino Ferreira Brito.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


O ofício de historiador: entre a ‘ciência histórica’ e a ‘arte narrativa’ | Roiz | História da Historiografia

Posted: 03 Oct 2012 06:45 AM PDT

Diogo da Silva Roiz

Resumo

O que muitos historiadores franceses e ingleses definiram como a passagem da história-narrativa para a história-problema, nas primeiras décadas do século XX, e da história-problema para uma volta à (uma 'nova') história-narrativa, entre as décadas de 1960 e 1970, constituiria uma mudança profunda no conhecimento histórico, e que se desdobraria também pelas Ciências Humanas e Sociais, configurando novas investigações, problemas e interpretações, mesmo que de forma peculiar. Nesse sentido, o principal objetivo deste texto será inquirir parte desses debates, e os contornos que tiveram entre a História e a Teoria Literária, ao procurar demonstrar como esses questionamentos, de os estudos históricos estarem entre a 'ciência' e a 'arte', contribuíram diretamente para que fossem repensadas as 'teorias' na pesquisa histórica, a partir da década de 1970.

 

Texto completo: PDF

Leopoldinenses nascidos em outubro de 1912



NASCIMENTO
PAI
MÃE
Florentino
1 Outubro
Teodorico Joaquim Barbosa
Maria da Conceição
Domingos Schettini
6 Outubro
Biaggio Schettini
Maria Rosa Lammoglia
Sebastião
6 Outubro
Francisco Vargas Corrêa Filho
Geralcina de Vargas Neto
Marcos
7 Outubro
Braz Bispo Batista
Rosa Pedroni
Maria Gottardo
8 Outubro
Domenico Giuseppe Gottardo
Avelina Carolina de Jesus
Guilhermina
18 Outubro
Afonso José Nogueira
Adelaide Tavares de Lacerda
Maria de Lourdes
19 Outubro
Antonio José Ferreira
Maria Madalena Noronha
Andrelino
20 Outubro
Satyro José de Moraes
Maria Luiza das Dores
Heraldo
21 Outubro
João dos Reis Coutinho
Amelia de Oliveira Martins
Nadir Gonçalves Neto
22 Outubro
Etelvino Gonçalves Neto
Rita Esméria de Vargas
Altina
25 Outubro
Virgilio de Souza Nogueira
Suzana Narcisa de Jesus
Aurelia
25 Outubro
Adolfo de Freitas
Rosa Gonçalves
José Bastos de Faria Freire
26 Outubro
Durval de Bastos Freire
Antonieta de Faria e Melo
Rafael Meneghetti
28 Outubro
Felice Augusto Meneghetti
Ida de Angelis