Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


História, tempo presente e história oral

Posted: 30 Aug 2012 08:58 AM PDT

Artigo de Marieta de Moraes Ferreira

Resumo:

Partindo da interdição da história recente e do uso de testemunhos diretos no século XIX, este artigo busca discutir a relação entre passado e presente na história e os novos caminhos para o estudo da história do século XX. Estabelecendo a diferença entre história e memória (e entre historiador e history maker), este trabalho trata dos problemas teóricos e metodológicos da história oral hoje.

Leia o texto na íntegra.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Caminhos Coloniais e Estradas de Ferro em Minas Gerais

Posted: 29 Aug 2012 04:50 AM PDT

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Retrodição (3) A crítica de Walter Benjamin a este vício historiográfico

Posted: 27 Aug 2012 07:50 AM PDT

Por José d’ Assunção Barros
“Benjamin considera, à partida, que há algo de sombriamente equivocado em considerarmos que vivemos o único presente possível – este presente que surge mecanicamente e linearmente de um passado, que por sua vez é ele mesmo o único passado possível, e sob um quadro fatalista no qual as três instâncias da temporalidade (o passado, o presente e o futuro) estariam enredadas por um progresso inevitável, naturalizado, no qual podemos sempre confiar cegamente, no sentido de que trará um mundo sempre melhor (na verdade não apenas um mundo melhor, mas de fato "o único mundo possível").”

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


A produção dos vultos nacionais no Segundo Reinado

Posted: 25 Aug 2012 05:27 AM PDT

Artigo de Armelle Enders, com o título O Plutarco brasileiro: a produção dos vultos nacionais no Segundo Reinado, publicado na Revista de Estudos Históricos da Fundação Getúlio Vargas em 2000.Resumo

Os historiadores, ao mesmo tempo que escrevem a história do Brasil durante o reinado de dom Pedro II, destacam vultos cuja memória deve ser preservada e cultuada. O panteão nacional assim erigido está em conformidade com um regime no qual se confundem fidelidade monárquica e patriotismo. A pedagogia via exemplo destina-se às elites do Império. O culto cívico é reservado à figura do monarca e se estende parcimoniosamente a seus principais servidores.

Texto disponível aqui: Enders

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


A população no passado colonial brasileiro

Posted: 24 Aug 2012 08:53 AM PDT

Com o subtítuto Mobilidade versus estabilidade, o artigo de Sérgio Odilon Nadalin “apresenta diretrizes teóricas da história da população da América lusa colonial tendo como eixo narrativo – sem resvalar numa história regional – os habitantes dos campos paranaenses, no quadro cronológico do século XVIII”.

Leia o texto na íntegra.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Ricos e Pobres em Minas Gerais

Posted: 23 Aug 2012 06:14 AM PDT

Divirta-se Notícia – Livro desfaz mitos sobre política e economia de Minas nos séculos 18 e 19

RICOS E POBRES EM MINAS GERAIS
. De Carla Almeida
. Editora Argvmentvm Editora, 236 páginas

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Muito Além do Espaço

Posted: 22 Aug 2012 07:49 AM PDT

Artigo de Sandra Jatahy Pesavento, publicado na revista Estudos Históricos da FGV, em 1995.
"a tarefa do historiador seria captar a pluralidade dos sentidos e resgatar a construção de significados que preside o que se chamaria da 'representação do mundo'. Mais do que isto, tomamos por pressuposto que a história é, ela própria, representação de algo que teria ocorrido um dia."

"buscamos com este trabalho resgatar a cidade através das representações, entendendo o fenômeno urbano como um acúmulo de bens culturais."

"Resgatar representações coletivas antigas não é julgá-las com a aparelhagem mental do nosso século, mas sim tentar captar as sensibilidades passadas, cruzando aquelas representações entre si e com as práticas sociais correntes".

 Leia a texto completo:
Pesavento

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Geografia e História de Municípios Mineiros

Posted: 18 Aug 2012 06:13 AM PDT

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


O Caminho Novo na antiga Queluz

Posted: 17 Aug 2012 04:52 AM PDT

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Inscrições Latinas em Monumentos Mineiros

Posted: 16 Aug 2012 05:46 AM PDT

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Técnicas arquivísticas

Posted: 15 Aug 2012 07:45 AM PDT

Participação de representante do Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora no 3º Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo.

Arquivologia: técnicas de conservação, preservação e restauro.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


As leis testamentárias de 1765 e 1769 no contexto das “reformas pombalinas” no mundo luso-brasileiro

Posted: 14 Aug 2012 08:01 AM PDT

Cláudia Rodrigues

RESUMO:

Sob o pretexto de limitar a prática comum, no mundo luso-brasileiro, de muitos testadores estabelecerem em seus testamentos um grande número de sufrágios, legados pios e esmolas em intenção da salvação da alma após a morte, o governo pombalino implementou duas leis regulamentando o ato de testar, entre 1766 e 1769. Seu principal objetivo era promover a transferência dos valores gastos naquela intenção – e que iam diretamente para os cofres de sacerdotes, paróquias, irmandades e conventos – para os herdeiros consangüíneos dos testadores. O impacto destas medidas sobre a prática testamentária tanto na Colônia como no Reino foi significativo, ao iniciar um longo e lento processo de transformação dos testamentos num exclusivo mecanismo de transmissão de heranças, que se concretizaria somente na segunda metade do século seguinte. O objetivo desta comunicação é analisar o significado e o impacto destas leis no contexto das chamadas "reformas pombalinas".

PALAVRAS-CHAVE: leis testamentárias, reformas pombalinas, testamento.

Acesso ao texto.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Imibração Polonesa

Posted: 12 Aug 2012 05:19 AM PDT

O sentimento identitário representado nas imagens da revista "Gazeta Polaca no Brasil"
Por Jonathan de Oliveira Molar e Roberto Edgar Lamb
Resumo: o presente artigo tem por objetivo investigar as representações do sentimento identitário do grupo imigrante polonês nas imagens do periódico "Gazeta Polaca no Brasil", de 1937. A revista, cuja publicação era direcionada para os imigrantes que desembarcavam na América Platina, apresentava imagens de diversificados campos que compõe a vida social desse grupo; caracteriza-se, principalmente, como um elo identitário das tradições dos poloneses seja na educação, religião, etc. Imprimi-se à interpretação da análise desse conjunto iconográfico a noção de representações culturais, isto é, compreender a imagem não como fidedigna ao real, mas inserida em um processo de construção histórica, assim, as imagens contidas na "Gazeta Polaca" carregam consigo um poder de representação do sistema identitário dos poloneses, interagindo com variantes históricas e sociais.

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Considerações gerais acerca da ideia de Progresso

Posted: 10 Aug 2012 06:52 AM PDT

De Humberto José Bis

RESUMO: Concebida atualmente como um avanço contínuo da humanidade, seja em decorrência de suas virtudes morais e espirituais, ou mesmo se referindo às habilidades técnicas dos seres humanos de resolver os problemas materiais que são colocados pela natureza e pela própria vida em comunidade, a idéia de progresso penetrou no imaginário comum do mundo ocidental servindo de substrato teórico a outras idéias, como liberdade, justiça, igualdade e democracia. É precisamente a história desta idéia que pretendemos abordar, procurando responder as seguintes questões: O que é progresso? Onde e quando essa idéia surgiu? Terá ela o mesmo significado de quatro ou cinco séculos atrás? Será a idéia de progresso basicamente moral ou espiritual? Ou será a presença ou não de riqueza material um melhor indicador de progresso?






h121.pdf (objeto application/pdf)

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Pesquisadores do Caminho Novo: contribuição da genealogia

Posted: 08 Aug 2012 05:51 PM PDT

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Uma teoria esdrúxula: as assinaturas do criador

Posted: 08 Aug 2012 09:40 AM PDT

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


O significado do termo carijós em Minas Gerais

Posted: 07 Aug 2012 07:46 AM PDT

Apresentamos o relato da sexta comunicação do 3º Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo, realizado em Conselheiro Lafaiete nos dias 29 e 30 de junho de 2012.

Os índios carijós nos primórdios de Conselheiro Lafaiete

Teoria da História – Volume IV. Acordes Historiográficos

Posted: 07 Aug 2012 06:25 AM PDT

José d’Assunção Barros:

“A Crítica Documental foi uma conquista historiográfica cujas origens remetem ao trabalho de filólogos e teólogos do início do período moderno que começam a desenvolver uma criteriosa preocupação com a autenticidade e outros aspectos pertinentes aos diversos documentos que dizem respeito às suas instituições.”

Teoria da História – Volume IV. “Acordes Historiográficos” – Rede Histórica

A arte da santeria no 3º Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo

Posted: 06 Aug 2012 04:33 PM PDT

Hoje apresentamos mais um relato de comunicação apresentada em Conselheiro Lafaiete, no dia 29 de junho de 2012, durante o 3º Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo.

Santeiro, além da matéria

Leopoldina, MG

Leopoldina, MG


Entre a cruz e a espada: religião, política e controle social nas Minas do Ouro (1693-1745)

Posted: 03 Aug 2012 05:08 AM PDT

Renato da Silva Dias

RESUMO

O objetivo central deste artigo é tratar das implicações políticas concernentes à implantação do catolicismo no hinterland mineiro, em sua fase de organização (1693-1745), assinalando as principais dificuldades encontradas pela coroa para estabelecer a vida religiosa nesse território. Percebe-se que o político não pode ser esquadrinhado somente em seu registro mais aparente, uma vez que ele também jaz em causas mais profundas que se radicam no imaginário religioso. Destarte, diante da complexidade do “real”, torna-se necessário verificar as suas mediações, seus limites e o coeficiente de dependência/independência entre essa instância e o religioso. A análise do político via “questão religiosa” demanda reflexão e esforço maiores para se entender os homens em seu próprio tempo, como agentes sociais ativos, embora muitas vezes atuando sob circunstâncias extremamente adversas. Para tal, este estudo se realizou à luz da documentação coeva, notadamente aquela produzida pela Secretaria do Governo.

Palavras-chave religião, política, resistência, Minas Gerais.

Varia Historia – Entre a cruz e a espada: religião, política e controle social nas Minas do Ouro (1693-1745)

Leopoldinenses nascidos em agosto de 1912



NASCIMENTO
PAI
MÃE
Orlando Levasseur Sabino
1 Agosto
João Baptista Sabino
Maria das Dores Levasseur
Amélia Bedin
2 Agosto
Gioacchino Bedin
Angelina Sardi
Rosa
5 Agosto
Giuseppe Pittano
Antonia Bergamasso
Maria
6 Agosto
Antonio Rodrigues Machado
Esmeraldina Ignacia de Moraes
Osvaldo José
9 Agosto
Everaldo de Bastos Freire
Sofia Gama de Castro Lacerda
Sebastião Rodrigues Barbosa
11 Agosto
Feliciano José Barbosa
Nelsina Augusto Rodrigues
Enedina
15 Agosto
Sebastião Lopes da Rocha
Maria Luiza de Oliveira
Maria da Conceição
24 Agosto
Joaquim Gama de Castro Lacerda
Maria da Conceição Monteiro de Barros
Filomena Lammoglia
29 Agosto
Antonio Lammoglia
Margaretha Lorenzetto