Show do Marcus Vinicius ontem, 24 de maio

No programa deste domingo tivemos ouvintes participando do desafio de encontrar uma rua em Leopoldina onde não haja descendentes de imigrantes. Um ouvinte citou a rua Farmacêutico Durval Bastos. Entretanto, parece-nos que não seria o caso, pois ali encontramos moradores de sobrenome Gruppi, provavelmente descendentes de Cesare Gruppi e Enrica Bertuzi, provenientes da Bologna, região da Emilia Romagna.

Participaram também ouvintes das famílias Fofano, Carraro e Toso. As duas primeiras com forte presença na Colônia Agrícola da Constança, já foram objeto de nossa coluna, em textos que você pode ler aqui. Quanto aos Toso, é possível tratar-se de uma alteração do sobrenome Tosa, procedente de Venezia, no Vêneto. Giovanni Tosa e Domenica Vidale foram pais de Pasquale (Paschoal) Tosa casado com Maria de Marchi. Em 1942 Paschoal vivia na Serra das Virgens.

Agradecemos aos ouvintes do Show do Marcus Vinicius, pela Rádio Jornal AM 1560, que você pode ouvir também pela internet, aos domingos, entre 9 e meio dia.